História do Escotismo em S. R. Sapucaí

HISTÓRIA DO ESCOTISMO EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

 

Como surgiu o Movimento Escoteiro em Santa Rita do Sapucaí?

 

“ No final dos anos 50, mais precisamente em 1958, o Sargento Antônio Cunha – Chefe Cunha, esteve em Santa Rita do Sapucaí para ministrar uma palestra sobre o Escotismo, dando início as articulações para se criar o primeiro Grupo Escoteiro de nossa cidade.

Um funcionário do Banco Nacional de Santa Rita do Sapucaí o Senhor Saul Coelho, o qual fazia parte do Movimento Escoteiro na cidade de Belo Horizonte, foi escolhido como Presidente do Grupo, tendo como Escotistas o Senhor Plínio de Souza Garcia e Lázaro M. Dias, apoiados por um conselho composto por diversas personalidades da época, dos quais: Dona Sinhá Moreira, Pe. José carneiro, Dr Mário Brandão, Dr Delfim Rennó Moreira e outros, conforme matéria publicada no Jornal Correio do Sul, edição de 31 de agosto de 1958.

 

 

1. O Primeiro Grupo Escoteiro – G.E. 008º Duque de Caxias

Em 1958, com o apoio de alguns santarritenses, foi fundado o Grupo Escoteiro 008º Duque de Caxias, o qual durou até o início dos anos 60, quando foi extinto por motivos desconhecidos.

O G.E. Duques de Caxias, segundo o Senhor Plínio Garcia, tinha um efetivo de aproximadamente 40 (quarenta) integrantes, dos quais: Dr Luiz Donato (médico), Luiz Carlos (fotógrafo), Rodoval (arquiteto), Carlet (comerciante), Vanil ( Militar ) e muitos outros.

 

2. O Segundo Grupo Escoteiro – G.E. 32º ASA

“ No início dos Anos 70, existia em Santa Rita do Sapucaí a Associação Santarritense de Atlétismo (ASA), organização que promovia atividades esportivas com jovens, sendo o Senhor Carlos José Ribeiro o seu presidente.

Na cidade de Pouso Alegre o Movimento Escoteiro era forte e, devido a amizade que existia entre o Chefe José Amâncio e o Presidente da ASA, surgiu ideia de se trazer o Movimento Escoteiro para Santa Rita do Sapucaí, o que fez com que, em outubro de 1971, se fundasse o Grupo Escoteiro 32º ASA, o qual ficou conhecido como o Grupo Escoteiro do Chefe Carlinhos Dentista.”

Lenço do Grupo ASA

Lenço do Grupo ASA

O Grupo Escoteiro ASA tinha uma média de 70 (setenta) integrantes, dos quais: Roberto Brusamolin, Eder, Giacomo Costante, Adriano Quiarine, Paulo Henrique Briquete, Virgílio Carneiro, André Augusto Telles e outros… O Grupo foi extinto no início dos anos 80, deixando somente saudades.

 

3. O Terceiro Grupo Escoteiro – 90º G.E. Santarritense

O Escotista José Benedito Dias, que teve uma atuação forte no Grupo Escoteiro ASA, no início dos anos 80 resolveu fundar outro Grupo de Escoteiros em Santa Rita do Sapucaí, o que foi concretizado em 1983, quando se deu a fundação do 90º G.E. Santarrtense, que durou até o início dos anos 90.

Lenço do G.E. Santarritense

Lenço do G.E. Santarritense

Segundo o Chefe José Benedito, o G.E. Santarritense possui um efetivo médio de 80 integrantes, porém, por falta de apoio, o grupo foi extinto.

O Chefe José Benedito também mantinha um Grupo Escoteiro que funcionava no interior da unidade da FEBEM de Santa Rita do Sapucaí, o Grupo Escoteiro Irapuã, o qual foi extinto com o fechamento da FEBEM no município.

 

4. O Quarto Grupo Escoteiro – 109º G.E. Estrela do Sul

No Início dos anos 90, veio para Santa Rita um ex integrante do 71º Grupo Escoteiro Ludovico Pavoni, da cidade de Pouso Alegre, o Chefe Marcos Fernandes (Xuxa) o qual, com a ajuda do jovem Luciano Carvalho e outros, fundaram o Grupo Escoteiro Estrela do Sul, o qual também fez história na cidade, e permaneceu ativo até o ano de 1994, quando foi extinto devido a problemas internos.

Lenço do G.E. Estrela do Sul

Lenço do G.E. Estrela do Sul

Atuaram efetivamente neste grupo a Escotista Ana Lúcia Bragni, os jovens: Álvaro Braguine Sá, Adriano Silva Santos, Marcelo e Silva, Mário Cleber Rosa, Anderson Rodrigues…

 

 

5. O Quinto Grupo Escoteiro – MG 148º G.E. Papa Léguas

No Início dos anos 2000, a Associação de Moradores da Nova Cidade mantinha um projeto esportivo e social denominado “Projeto Papa Léguas”, o qual promovia atividades esportivas, danças e distribuía alimentação ( casa da sopa) para crianças dos bairros Recanto das Margaridas, Marcos Baracat, José Gonçalves Mendes.

Visando criar mais uma ocupação para os jovens dos bairros assistidos pela Associação, os dirigentes: Valdemir Teodoro da Silva (Filé), Walter Luiz Ribeiro e Geraldo Sérgio, começaram a buscar apoio para se fundar um Grupo Escoteiro em Santa Rita do Sapucaí.

Em fevereiro de 2004 foi realizado a primeira reunião para dar início a estruturação do novo grupo, reunião está que contou com a presença do então Sargento Israel Joaquim Ribeiro, João Paulo Sampaio, Andréia Rosa, João Terezo, Jander Abdala, Claudemir Eufrásio, Psicóloga Conceição e outros…

1º Lenço do G.E. Papa Léguas

1º Lenço do G.E. Papa Léguas

Em 17 de abril de 2004, o então Diretor Distrital Sul de Minas, Luiz Gustavo Fogaroli e seu Assistente Marcelo de Almeida, do 100º G.E. de Poços de Caldas, vieram a Santa Rita do Sapucaí para ministrar a Palestra Informativa sobre o Escotismo.

Em 27 de fevereiro de 2005 foi realizado a fundação oficial do MG 148º Grupo de Escoteiro Papa Léguas, tendo o Senhor Valtemir Teodoro como Diretor Presidente.

O G.E. Papa Léguas funcionava vinculado ao “Projeto Papa Léguas”, porém, em pouco tempo se tornou independente e tornou-se uma entidade de Utilidade Pública, com sede e administração própria…

 

6. O Sexto Grupo Escoteiro – MG 105º G.E. Fernão Dias

Em 2006 a Senhora Ana Lúcia Braguine e seu Filho Álvaro Braguine Sá chegaram a fundar o MG 105º Grupo Escoteiro Fernão Dias, porém, devido a problemas internos, o grupo foi extinto meses depois de sua fundação…

Lenço do G.E. Fernão Dias

Lenço do G.E. Fernão Dias

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: